4 (dos muitos) hábitos que te fazem comer demais

4 dos muitos hábitos que te fazem comer demais

Só quem está passando por uma reeducação alimentar sabe como é difícil mudar hábitos. Hoje em dia vivemos em um ambiente chamado “obesogênico”, onde tudo é propenso para o consumo exagerado de alimentos calóricos e a inatividade física. Alguns hábitos propiciam um consumo maior de alimentos, e vou citá-los aqui como um alerta.

– Pular refeições: quem nunca pensou que pulando uma refeição emagreceria mais fácil, já que estaria “economizando” calorias? Acontece que esse é um pensamento equivocado, já que o jejum prolongado causa prejuízos. Um deles é a desaceleração do metabolismo, já que o corpo acaba estocando energia pois ficou longas horas sem receber alimento. Outra coisa é a fome na próxima refeição, que acaba sendo muito maior, fazendo com que você compense e coma muito mais, tornando a “economia” de calorias inútil.

 

– Assistir televisão enquanto come: a distração de comer enquanto se assiste um filme ou programa é enorme. Acabamos ingerindo uma quantidade de alimento muito maior porque não estamos prestando atenção no que comemos. Além do que, não apreciamos o sabor da comida. Evite!

 

  – Ir em rodízios onde se come a vontade: quem nunca foi em um rodízio de pizza ou comida japonesa? A idéia de pagar um valor fixo e comer o quanto quiser já remete a um exagero, porque pensamos em “aproveitar” e comer o máximo possível. Aqui eu enfatizo a qualidade: melhor comer um pouco menos de algo que se goste muito, do que se empanturrar de algo com uma qualidade inferior, porque em 90% dos casos, a qualidade e o gosto da comida não são bons como um sistema a la carte.

 

– Comer muito rápido: aqui entra novamente a questão de aproveitamento do sabor dos alimentos, de curtir uma refeição e o que se está comendo. Fora que, o cérebro demora um tempo para enviar sinais de satisfação, que acabam não acontecendo se você come muito rápido. Resultado? Maior quantidade de comida.

 

 

Nutricionista Carolina Horcajo Agostinetti CRN3:37.853

www.facebook.com/HolosMedicinaIntegral

www.instagram.com/horcajo.carol

 

Postado por

Deixe uma resposta