Como sobreviver as festas de fim de ano?

               O título pode soar um tanto quanto dramático, mas vamos combinar que essa época é bem complicada para quem está tentando emagrecer (e pra quem quer manter o peso também). Não só no Natal e Ano novo, mas em todas as datas comemorativas, tudo envolve  comida. Comida em fartura, panetones e sobremesas geralmente estão presentes. Mas é possível sim passar por tudo isso sem ganhar quilos (e arrependimento).

                O que as pessoas tem que entender é que o mundo não acaba dia 26. Ainda vamos estar vivos, ainda vamos poder comer, então pra que se empanturrar dessa maneira? O segredo da vida é sempre a moderação. Comer de tudo em pouca quantidade. Experimentar tudo, aproveitar as comidas típicas do natal sem precisar sair da mesa estufado e se sentindo mal.

A moderação também entra entre o Natal e Ano novo. Existe uma semaninha entre essas datas e dar uma segurada na boca ajuda muito a manter o peso. Manter a alimentação usual e aproveitar para fazer atividade física são ótimas pedidas. Nessa época muita gente viaja e a vista bonita e a despreocupação com horário são incentivos para se mexer. Aproveite!!

Dicas clássicas como: comer salada primeiro, ingerir frutas e beber bastante água são clássicas e funcionam perfeitamente. Afinal, estamos em uma época quente e temos que nos manter sempre hidratados e alimentados com coisas leves, de fácil digestão.

Prefira os panetones e chocotones tradicionais, que apesar de também conterem muita gordura, não tem quilos de trufas e recheio. Deixe esses mais elaborados para situações pontuais, como a ceia ou o almoço de natal.

    Natal e Ano Novo sempre tem carnes magras como o peru, o tender e até mesmo o pernil que são assados. Invista nessas carnes e evite as preparações fritas.

Coma frutas primeiro e o espaço da sobremesa será menor, evitando com que você exagere na porção.

As castanhas antes da ceia são uma ótima pedida. Pegue uma porção que caiba na palma da mão. Como são ricas em gordura, aumentam a saciedade e fazem com que você coma menos.

Aproveitem a cia dos seus familiares e amigos, curtam os presentes e essa data especial. Natal não deve girar só em torno da comida!

Foto: Marcos Mendes

Nutricionista Carolina Horcajo Agostinetti

CRN:37.853

www.facebook.com/HolosMedicinaIntegral

www.instagram.com/nutricarolina.horcajo

Postado por

Deixe uma resposta