Intestino: nosso segundo cérebro

Intestino

Quando eu estou em uma consulta e faço a seguinte pergunta: “E seu intestino? Funciona bem?”, só falto levar pedradas de tanto olhar de indignação que recebo. As pessoas pensam “Mas que raios meu intestino tem a ver com a dieta?”. Meus queridos eu digo que simplesmente TUDO.

Desde a frequência que você vai ao banheiro até a qualidade do seu cabelo, unhas e pele, até as alergias que você tem ou as doenças que desenvolve, estão 100% relacionados a sua alimentação e a saúde do seu intestino.

Nosso intestino é chamado de segundo cérebro pois é formado de mais de 100 milhões de células nervosas, quase exatamente como a estrutura do cérebro, cerebelo e tronco. É o único órgão humano capaz de executar funções independente do sistema nervoso central.

O nosso sistema nervoso entérico se estende desde o esôfago até o ânus, e é responsável pelo processo de digestão, a promoção do peristaltismo (responsável por parte da digestão e pela vontade de ir ao banheiro), a secreção de sucos digestivos, a absorção e transporte de nutrientes e a eliminação de resíduos.

E tem mais! Nossa microbiota intestinal (os microorganismos que habitam nosso intestino) são responsáveis pelo fortalecimento do nosso sistema imune e tem a função de barreira contra microorganismos patogênicos (os que nos trazem doenças e infecções).

O desequilíbrio dessa microbiota é chamado de DISBIOSE, e influencia na ocorrência de doenças sistêmicas como: Diabetes, síndrome metabólica, obesidade, rinite, dermatite, gastrite, esteatose hepática e até mesmo câncer.

Por isso é MUITO importante uma alimentação saudável rica em frutas, verduras e legumes, fibras solúveis e insolúveis (farelos, cereais integrais, grãos integrais, vegetais), proteínas magras (frango, peixes, ovos, laticínios magros e carne vermelha eventualmente), uma alimentação pobre em gordura saturada e trans (salgadinhos, bolachas, bolos prontos e industrializados em geral), e é recomendado o uso de PROBIÓTICOS (suplemento alimentar, rico em microorganismos vivos, que atuam de forma benéfica na microbiota intestinal).

Portanto, cuide do seu intestino e cuide de você! Um intestino saudável reflete na sua saúde e bem estar como um todo.

 

Nutricionista Carolina Horcajo Agostinetti

CRN3:37.853

www.facebook.com/HolosMedicinaIntegral

www.instagram.com/nutricarolina.horcajo

Postado por

Deixe uma resposta